Seja bem vindo ao nosso site CDL Santos Praia cdlsantospraia.com.br!

Buscar  
CDL na mídia

Black Friday: uma oportunidade em meio à recuperação do varejo

Publicada em 29/10/2021 às 12:45h - 19 visualizações FCDLESP

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Black Friday: uma oportunidade em meio à recuperação do varejo
FCDLESP  (Foto: FCDLESP)

A tão cobiçada e esperada Black Friday, há alguns anos, vem ganhando forças no Brasil. Consumidores de várias classes sociais passaram a preparar suas economias para consumir na última sexta-feira de novembro e, desde então, o varejo tem investido ativamente na data, como um importante ponto do faturamento anual. Porém, mais do que apenas preparar o varejo para a data (há toda uma checagem das ofertas, produtos, anúncios, logística e estoque), o comércio também lida com uma nova exigência por parte do consumidor: a necessidade de uma boa experiência de compra durante todo o processo. Ou seja, mais do que o preparo da loja, há uma forte demanda por processos simples e satisfatórios como algo mandatório para garantir a venda.

Em 2020, mesmo com a crise gerada pela pandemia, os números da Black Friday foram intensos. Dados da Neotrust mostram que as vendas da data e de sua repescagem, a Cyber Monday, geraram cerca de 13 milhões de pedidos, o que representou um faturamento de 7,7 bilhões de reais em todo o setor — crescimento de 21,9% em relação a 2019. Ao todo, apenas a Black Friday representou 4% de todos os pedidos feitos em um ano.
Em 2021, o cenário é ainda mais otimista. No primeiro semestre do ano, o e-commerce apresentou crescimento de 31% nas vendas em relação ao mesmo período em 2020, conforme aponta o relatório da Ebit / Nielsen. Seguindo essa projeção, espera-se um faturamento de cerca de 10 bilhões de reais para a Black Friday deste ano.
Esse aumento expressivo de vendas, no entanto, também demanda do varejo uma melhor estruturação de seus ambientes digitais. No ano passado, as primeiras quatro horas do horário comercial durante a Black Friday geraram ao Procon de São Paulo um aumento de 62% nas reclamações, em comparação ao mesmo período em 2019. De acordo com o órgão, as maiores reclamações giraram em torno de maquiagem de preço, pedido cancelado após finalização da compra, produto e/ou serviço indisponível e mudança de preço ao finalizar a compra.
Com problemas desse nível, a experiência do cliente se torna comprometida — desde seu primeiro processo de busca e realização de pagamento, assim como a demora na entrega causada pela falta de estruturação para a data. É preciso tornar a estratégia contínua em todos os processos: antes, durante e depois da compra, o que evita não somente as reclamações e notificações do Procon SP, mas também uma fluidez de compra que é capaz de aumentar (e muito) os lucros.
No primeiro processo do anúncio, ou seja, antes da data, é fundamental que o varejo seja honesto com suas ofertas (especialmente porque o consumidor está mais informado do que nunca e vem acompanhando as ofertas ao longo dos meses), tenha um site seguro e em pleno funcionamento. Esse é o primeiro vínculo com o consumidor e portanto, o início da experiência.
É também nessa primeira etapa que o anúncio pode ser ampliado por meio do fornecimento de conteúdos enriquecidos para a publicação no e-commerce. De acordo com a Standout, referência em Trade Marketing Digital, esse tipo de conteúdo pode não apenas ajudar na decisão do consumidor, como também impulsionar as vendas do varejo em até 60%.
Durante a compra, o consumidor espera o correto funcionamento de todos os cadastros, e que as informações dispostas no site, sejam reais. Uma das reclamações constantes no Procon está amplamente relacionada com a falta de estoque, mesmo após a compra realizada. Afinal, essa é uma das partes mais importantes de todo o processo.
Ao final da compra, o varejo precisa ir ao encontro da expectativa do cliente. Já são famosos os atrasos nas entregas devido à Black Friday, algo que diminui bastante a satisfação do consumidor. Assim, é de suma importância que as datas já estejam preestabelecidas antes da compra, com meios de segurança para rastreamento dos produtos (o que já amplia a experiência em si).
Assim, em tempos tão difíceis e incertos, nunca foi tão importante aproveitar e se preparar para datas especiais como a Black Friday para alavancar as vendas, melhorar o faturamento e fidelizar clientes.

Fonte: Consumidor Moderno




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Hino CDL

Ouça o Hino da CDL

 

WhatsApp (13) 97416-3946
Diretoria Triênio 2024/2026
Maria Luiza Sanches Rodrigues Abdalla Neves - Diretora Jurídica
Ronaldo Affonso - Diretor Setorial - Pereira Barreto
Camila Quintal Martinez Oliva - Diretora Jurídica
Luiz Antônio Alvarenga - Diretor Setorial - Super Centro Comercial do Boqueirão
Alzemiro Ramires Filho - Diretor Setorial - Shopping Miramar
EM MEMÓRIA DE: Adalberto Baptista Velho - Diretor Administrativo
Nicolau Miguel Obeidi - Presidente
Bruno Karaoglan Oliva - Vice Presidente / Diretor de Ação Social
João Augusto Lopes Villela Sousa - Diretor Financeiro
Marcelo Menegheli - Diretor Setorial - Bulevar Othon Feliciano
Paula Parames - Diretora de Marketing/Eventos
Alberto de Pinho - Diretor Setorial
Marcos Ramos Quirino - Diretor Setorial - Shopping Pátio Iporanga
Rene Parizi - Diretor de Patrimônio
Francisco Ney Pustiglione - Suplente do Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Carlos Ernesto Campos Witt - Vice Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Diretora de Marketing/Social e Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Galeria de Ex-Presidentes
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Gestão 2006 - 2008
Nicolau Miguel Obeidi - Gestão 2000 - 2006
Carlos Ernesto Campos Witt - Gestão 1997 - 2000
Paulo Roberto Santanna - Gestão 1995 - 1997
Tarcísio Alberto Bento - Gestão 1992 - 1995
Paschoal Rocco - Gestão 1990 - 1992
Laerte Tito Livio de Oliveira - Gestão 1988 - 1990 (In Memorian)
Vasco Vieira - Gestão 1984 - 1988 (In Memorian)
Antônio Pinto Miranda Jr. - Gestão 1983 - 1984
Paulo Sérgio Marques - Gestão 1982 - 1983
Outras Plataformas
Fan Page
Notícias Atualizadas
PM desaparecido no litoral de SP foi 'executado covardemente', diz delegado; entenda
Corpo de turista de SP arrastado por corrente de retorno é encontrado em Guarujá; VÍDEO
Santos, SP, abre 500 vagas para projeto que capacita jovens e encaminha para vagas de emprego
Ônibus invadem posto de combustível desativado e deixam feridos no litoral de SP
Ônibus de turismo tomba e deixa feridos na Régis Bittencourt, SP; VÍDEO
Mulher é indiciada por morte de amiga bailarina em acidente entre motos aquáticas: 'assumiu o risco', diz delegado
Veja o que se sabe sobre o caso da mulher que sumiu com o filho após ser filmada tirando-o das mãos da avó
Menino é mordido no peito, agredido por alunos e medicado com antidepressivo após ataques em escola
Adolescente foge pelo mar após ser suspeito de roubo, mas acaba capturado e agredido na areia da praia; VÍDEO
Parceiros
ANA COSTA SAÚDEUNIODONTO SANTOS UNIMED SANTOSSICREDICORRETORA JR&BSPC BRASILPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOSSANTA CECÍLIA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULOCONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS PLANO SANTA SAÚDE PLANO SANTA CASA SAÚDE

Copyright (c) 2024 - CDL Santos Praia - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD