Seja bem vindo ao nosso site CDL Santos Praia cdlsantospraia.com.br!

Buscar  
CDL na mídia

73% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças.

Data deve movimentar quase R$ 14 bilhões no varejo, apontam CNDL/SPC Brasil

Publicada em 29/09/2022 às 14:59h - 5 visualizações CNDL

Link da Notícia:
Compartilhe
   

73% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças.
 (Foto: CNDL)

O comércio já se prepara para uma das datas mais importantes para o varejo. O Dia das Crianças de 2022 deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio (o valor estimado é maior do que o ano passado, que foi de 10,93 bilhões). É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças. 

Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$241,60 na compra (com aumento de R$ 42 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021. 

A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações. 

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma. 

A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. 

“Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica o presidente da CNDL. 

Economizar é razão para 49% dos que vão frear gastos na data

De acordo com a pesquisa, as dificuldades impostas pela crise são as principais razões para aqueles que se planejam para desembolsar menos. Entre os que pretendem gastar menos este ano, 49% pretendem economizar, 39% citam o aumento da inflação e 34% estão com o orçamento apertado. 

A pesquisa aponta ainda que entre os que não pretendem dar presentes, 36% não possuem crianças na família ou no círculo de amigos que queiram presentear, 20% não têm dinheiro e 15% vão priorizar o pagamento de dívidas. 71% consideram que os produtos estão mais caros este ano, se comparados ao ano passado. 

De acordo com o levantamento, 76% dos consumidores pretendem pagar todos os presentes sozinhos, enquanto 20% pretendem dividir o valor com outra(s) pessoa(s).  Os principais motivos para dividir a compra dos presentes são: reduzir os gastos (46%), o aumento dos preços dos presentes (28%) e o fato de estar com o orçamento apertado (26%). 62% pretendem dividir o pagamento das compras com o cônjuge, 21% com o pai/mãe da criança e 20% com outros familiares. 

“Dividir o valor do presente com outros familiares é uma excelente opção para o consumidor presentear sem pesar no orçamento. Nesse momento de aperto financeiro, vale usar a criatividade. Já os comerciantes precisam investir em divulgação e boas ofertas para atrair a clientela”, destaca Costa. 

Roupas, bonecas e jogos serão os presentes mais procurados. Lojas físicas serão os principais locais de compra

De acordo com os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%). 

Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, Shopping Center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram. 

Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%). 

“Apesar de as lojas físicas concentrarem a maior parte das compras dos consumidores, a internet acumula quase metade das vendas. Isso mostra a importância de os comerciantes estarem presentes também no ambiente virtual. Mesmo o pequeno lojista, que não tem um site na internet, pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para aumentar as vendas e atender os clientes”, acrescenta José César da Costa. 

31% dos consumidores pretendem comprar mesmo com contas em atraso

A pesquisa revela ainda que muitos dos compradores estão com orçamento apertado. De acordo com os entrevistados, 27% costumam gastar mais do que podem com as compras do Dia das Crianças. 

Entre os que vão presentear nesta data, 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o(s) presente(s) e 31% estão atualmente com alguma conta em atraso, sendo que 71% destes estão com o nome sujo. 

Ainda que esse comportamento impulsivo seja bastante presente, a maioria (79%) pretende fazer pesquisa de preço antes de comprar o(s) presente(s). O principal local de pesquisa será a internet (80%), sobretudo nos sites/aplicativos (68%), enquanto 65% farão pesquisa de preço offline, principalmente nas lojas de shopping (42%) e lojas de rua (34%). Entre os que vão utilizar sites e aplicativos para pesquisar preços, 73% citam os sites e aplicativos de varejistas, 63% os sites de busca e 34% os sites de comparação de preços. 46% planejam comemorar a data em casa.

 

METODOLOGIA

Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes no Dia das Crianças.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, renda e escolaridade.

Tamanho amostral da Pesquisa: 808 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Dia das Crianças. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, que tinham a intenção de comprar presente no Dia das Crianças. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,4 p.p e 4,0 p.p para um intervalo de confiança a 95%.

Data de coleta dos dados:  30 de agosto a 08 de setembro de 2022.

Fonte: CNDL




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Hino CDL

Ouça o Hino da CDL

 

WhatsApp (13) 97416-3946
Diretoria Triênio 2024/2026
Maria Luiza Sanches Rodrigues Abdalla Neves - Diretora Jurídica
Ronaldo Affonso - Diretor Setorial - Pereira Barreto
Camila Quintal Martinez Oliva - Diretora Jurídica
Luiz Antônio Alvarenga - Diretor Setorial - Super Centro Comercial do Boqueirão
Alzemiro Ramires Filho - Diretor Setorial - Shopping Miramar
EM MEMÓRIA DE: Adalberto Baptista Velho - Diretor Administrativo
Nicolau Miguel Obeidi - Presidente
Bruno Karaoglan Oliva - Vice Presidente / Diretor de Ação Social
João Augusto Lopes Villela Sousa - Diretor Financeiro
Marcelo Menegheli - Diretor Setorial - Bulevar Othon Feliciano
Paula Parames - Diretora de Marketing/Eventos
Alberto de Pinho - Diretor Setorial
Marcos Ramos Quirino - Diretor Setorial - Shopping Pátio Iporanga
Rene Parizi - Diretor de Patrimônio
Francisco Ney Pustiglione - Suplente do Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Carlos Ernesto Campos Witt - Vice Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Diretora de Marketing/Social e Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Galeria de Ex-Presidentes
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Gestão 2006 - 2008
Nicolau Miguel Obeidi - Gestão 2000 - 2006
Carlos Ernesto Campos Witt - Gestão 1997 - 2000
Paulo Roberto Santanna - Gestão 1995 - 1997
Tarcísio Alberto Bento - Gestão 1992 - 1995
Paschoal Rocco - Gestão 1990 - 1992
Laerte Tito Livio de Oliveira - Gestão 1988 - 1990 (In Memorian)
Vasco Vieira - Gestão 1984 - 1988 (In Memorian)
Antônio Pinto Miranda Jr. - Gestão 1983 - 1984
Paulo Sérgio Marques - Gestão 1982 - 1983
Outras Plataformas
Fan Page
Notícias Atualizadas
PM encontra duas ossadas durante buscas por soldado desaparecido no litoral de SP
Cidades da Baixada Santista ampliam a vacinação contra a gripe ao público geral; saiba onde se imunizar
Casal de idosos é agredido e roubado por menores em Santos, SP; VÍDEO
Diretora de escola morre de meningite no litoral de SP
AdrianaK inaugura nova loja no Shopping Praiamar, com promoções e nova coleção
Tarcísio anuncia R$ 27 milhões de investimento em projeto piloto na maior favela sobre palafita da América Latina
Museu Pelé abre exposição de réplicas de uniformes utilizados pelo Rei do Futebol
Guarujá confirma morte de adolescente por dengue; região chega a 10 em 2024
Pai de PM desaparecido pede ajuda da população nas buscas pelo filho: 'estou morrendo por dentro'
Parceiros
ANA COSTA SAÚDEUNIODONTO SANTOS UNIMED SANTOSSICREDICORRETORA JR&BSPC BRASILPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOSSANTA CECÍLIA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULOCONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS PLANO SANTA SAÚDE PLANO SANTA CASA SAÚDE

Copyright (c) 2024 - CDL Santos Praia - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD