Comércios, academias e hotéis passam a funcionar com horário estendido em Santos

Flexibilizações foram feitas após Baixada Santista avançar para fase verde do Plano São Paulo.

Publicada em 14/10/20 às 13:07h - 83 visualizações CDL Santos Praia

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), comemorou em transmissão ao vivo neste domingo (11), o avanço da Baixada Santista para a fase verde do Plano São Paulo. Com a mudança, os comércios, serviços de hospedagem, praias, academias e práticas esportivas na cidade, podem funcionar com horário estendido e com medidas de flexibilização.

"Essa notícia anima os comerciantes. É um motivo de comemorar, celebrar, mas quero reiterar que a maior conquista dessa pandemia é a conscientização, a responsabilidade de cada um. Precisamos manter a responsabilidade, não só para se manter na fase verde, mas sobretudo que possamos avançar para as demais fases. Fase verde não é o fim da pandemia, não é fim do distanciamento, do uso de máscara ou da prevenção", destacou o prefeito.

O funcionamento das atividades e dos estabelecimentos no município de Santos passará a observar o limite de 12h diárias e até 60% de sua capacidade de atendimento. Estabelecimentos comerciais situados na região central do município (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias) poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos das 9h às 21h.

Já os estabelecimentos comerciais situados nas demais regiões do munícipio podem funcionar de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h.

Veja abaixo como funcionarão as novas flexibilizações na cidade.

Estabelecimentos comerciais

·        Escritórios e estabelecimentos de prestação de serviços técnicos: das 8h às 20h;

·        Shopping Centers: Das 10h às 22h;

·        Imobiliárias e corretores de imóveis: Das 8h às 20h;

·        Concessionárias, lojas e revendas de veículos: Das 8h às 20h;

·        Salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e clínicas de estética: Das 9h às 21h;

·        Sessões de cinema: Das 11h às 23h;

·        Escolas de idiomas, de cursos livres e de educação profissionalizante: Das 9h às 21h, ou, alternativamente, das 10h às 22h;

Academias e práticas esportivas

Academias poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 11h, das 16h às 22h e aos sábados e domingos, das 6h às 18h.

Já as atividades físicas e esportivas em outros estabelecimentos públicos e privados poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 22h.

Praias

Na praia, as barracas poderão funcionar das 7h às 19h para montagem e instalação. Já em relação ao atendimento ao público, o horário de funcionamento será restrito das 9h às 18h, com limite físico de 60% em qualquer equipamento.

De acordo com o decreto municipal, está autorizada, também, a instalação de até 10 mesas, com até quatro cadeiras para cada uma delas. Além disso, é permitida permanência de até 60 pessoas na extensão total do espaço, desde que respeite limite pré-estabelecido de 60% da capacidade.

O decreto também oficializa que o funcionamento das atividades e dos estabelecimentos em Santos passará a ter o limite de 12 horas diárias. O comércio de ambulantes na faixa de areia poderá atender das 8h às 20h, quiosques de coco das 10h às 22h e quiosques de lanches das 13h à 1h.

Hospedagem

Hotéis, motéis, pensões e outros estabelecimentos destinados à hospedagem para atendimento de turismo, clientes corporativos e contratos de moradia, podem funcionar sem restrição de capacidade, desde que observadas as regras e protocolos previstos na legislação em vigor.

Eventos sociais

Está autorizada a retomada dos eventos sociais com cobrança de ingressos e aos eventos culturais e corporativos, como feiras, exposições, congressos, seminários e exposições.

Alimentação

·        Restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 11h às 23h ou das 12h às 00h; ou, alternativamente, das 11h às 15h e das 17h às 00h.

·        Bares podem ficar abertos das 10h às 22h, ou das 13h à 1h; ou, alternativamente, das 10h às 16h e das 17h à 1h.

·        Fornecimento de refeições e lanches em padarias, para consumo no local pode funcionar das 7h às 14h e das 17h às 22h.

Justiça absolve acusado de matar surfista e amigo a tiros no litoral de SP por faltas de provas
Mãe e filha descobrem juntas o amor pela confeitaria e fazem sucesso com doces e bolos; veja receita de merengue
Roberto Carlos, Dire Straits Legacy e Festival Caiçara; confira as atrações aproveitar o fim de semana na região
Corpo com marcas de mordida humana é encontrado em praia do litoral de SP