Baixada Santista volta à fase laranja do Plano SP e terá fase vermelha aos fins de semana

Aos finais de semana e feriados, todas as regiões do estado ficarão na fase vermelha. Vale do Ribeira, que já estava na fase laranja, continua na mesma classificação.

Publicada em 22/01/21 às 15:45h - 65 visualizações CDL Santos Praia

(Foto: CDL Santos Praia)

O Governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (22), que a Baixada Santista irá voltar para a fase laranja do Plano São Paulo, mais restritiva e que não permite o funcionamento dos bares. Já o Vale do Ribeira permanece na fase laranja. O governo paulista também determinou que todo o estado fique na fase vermelha aos finais de semana e feriados e, após as 20h, nos dias úteis. As medidas entram em vigor a partir de segunda-feira (25).

O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais.

As mudanças foram motivadas pelo aumento no número de casos e internações. O estado já registra média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 há mais de 13 dias seguidos, o que não acontecia desde setembro de 2020. Tanto os novos óbitos quanto os novos casos de coronavírus estão com tendência de alta. Na terça, SP ultrapassou a marca de 50 mil mortes provocadas pela doença.

Baixada Santista saiu da fase amarela e voltou para a fase laranja, mais restritiva. Porém, agora, com novas regras implantadas desde o dia 8 de janeiro (veja as regras abaixo). Os índices divulgados pelo estado mostraram que houve um aumento nas taxas de novos casos, novas internações e novos óbitos por cada 100 mil habitantes na Baixada Santista (veja os índices abaixo).

A região de Registro, no Vale do Ribeira, passou para a fase laranja no dia 8 de janeiro. Nesta sexta-feira, o Vale se manteve na fase laranja. Os índices divulgados pelo estado mostraram que a taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes dobrou no Vale do Ribeira (veja os índices abaixo).

O governo de SP determinou também que, aos finais de semana e feriados, todas as regiões do estado ficarão na fase vermelha. Nos dias úteis, a fase vermelha valerá a partir de 20h. Nela, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

O governo estadual também divulgou os novos índices regionais. Em relação a última atualização, a Baixada Santista a taxa da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 passou de 43% para 45,7% e a taxa de leitos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes caiu de 23,2 para 22,7.

Quanto à evolução da pandemia, a taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes aumentou de 193,6 para 228,4, a de novas internações de 27,6 para 29,8. A taxa novos óbitos por 100 mil habitantes também subiu de 8,9 para 9,7.

Vale do Ribeira

O governo estadual também divulgou os novos índices regionais. Em relação a última atualização, o Vale do Ribeira a taxa da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 passou de 45,2% para 40,8% e manteve em 17,6 a taxa de leitos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes.

Quanto à evolução da pandemia, a taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes aumentou de 312,1 para 635,3 e houve uma queda na taxa de novas internações de 42 para 38,7. A taxa novos óbitos por 100 mil habitantes também caiu de 9,3 para 6,8.

Outras medidas

O governo paulista decidiu adiar o início das aulas e suspender a obrigatoriedade da presença física dos alunos em sala.

O governo também disse que o Hospital de Campanha de Heliópolis, com 24 leitos de UTI, será reaberto no dia 25 de fevereiro.

O que funciona na Fase Laranja

(fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)

• Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
  • Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
  • Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
  • Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

O que funciona na Fase Amarela

• A capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.
  • O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até as 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h.
  • O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.

Serviços essenciais que podem funcionar na Fase Vermelha

• Farmácias
  • Mercados
  • Padarias
  • Açougues
  • Postos de combustíveis
  • Lavanderias
  • Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
  • Transportadoras, oficinas de veículos
  • Atividades religiosas
  • Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
  • Bancos
  • Pet shops

Embarcação explode e tripulantes com queimaduras se atiram no mar; VÍDEO
Incêndio de grandes proporções destrói comércios em Guarujá, SP