Seja bem vindo ao nosso site CDL Santos Praia cdlsantospraia.com.br!

Baixada Santista

Governo de SP prorroga fase emergencial da quarentena até 11 de abril

Em vigor desde 15 de março, medida iria inicialmente até o dia 30. Por conta da explosão de casos e do colapso do sistema de saúde, gestão estadual, decidiu ampliar período das restrições.

Publicada em 26/03/21 às 14:33h - 64 visualizações G1 Santps

Link da Notícia:

Governo de SP prorroga fase emergencial da quarentena até 11 de abril
 (Foto: CDL Santos Praia)

Por G1 SP

O governo de São Paulo prorrogou a fase emergencial, que prevê regras mais rígidas do que a fase vermelha da quarentena, até o dia 11 de abril. A medida entrou em 15 de março e, pela previsão inicial, deveria permanecer até o dia 30.

Entretanto, pro conta da explosão de casos e do colapso do sistema de saúde, a gestão estadual decidiu ampliar o período de restrições.

Nesta sexta (25), o estado de São Paulo registou 1.193 novas mortes provocadas pela Covid-19, novo recorde em 24 horas desde o início da pandemia. Com a marca, o estado passa de 70 mil vidas perdidas para o coronavírus.

"Nós esperamos, acreditamos que ao longo desse período vamos começar a observar uma redução progressiva no número de casos graves, consequentes tanto dessas medidas, como também do efeito protetor de toda a vacinação", afirmou o coordenador do Centro de Contingência para Covid-19, o médico Paulo Menezes.

Antecipação dos feriados

Diversas cidades do estado anteciparam feriados nacionais para reduzir a circulação e, assim, tentar conter o avanço da doença. Na capital paulista, a medida começou nesta sexta (26) e irá até o dia 4 de abril.

Por conta disso, a gestão estadual, suspendeu a operação descida para o litoral no Sistema Anchieta-Imigrantes. Nesta sexta, também foi anunciada a suspensão da operação descida na Rodovia dos Tamoios.

Fase Emergencial

Na fase emergencial foram suspensas celebrações religiosas e esportivas coletivas, e uso de praias e parques

Alguns setores e serviços, que tinham autorização para funcionar durante a fase vermelha, também foram proibidos de operar, como lojas de materiais de construção e a retirada presencial de mercadorias e alimentos nas lojas.

Para as empresas foi determinado o home office para as atividades administrativas dos setores não essenciais, e o governo recomendou o escalonamento do início do expediente para diminuir aglomerações no transporte público.

O que pode funcionar na fase vermelha emergencial

- Escolas abertas apenas para oferta de merenda

- Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários)

- Supermercados, hipermercados, açougues, lojas de suplemento, feiras livres.

- Delivery e drive-thru para padarias das 20h às 5h; no restante do dia, funcionamento normal.

- Delivery para bares, lanchonetes e restaurantes

- Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis

- Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.

- Serviços de segurança pública e privada

- Construção civil e indústria

- Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

-Outros serviços: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais

O que não pode funcionar na fase vermelha emergencial

- Academias

- Igrejas e atividades religiosas

- Campeonatos esportivos

- Salões de beleza

- Cinemas

- Teatros

- Shoppings

- Lojas de rua, incluindo lojas de material de construção

- Concessionárias

- Escritórios

- Parques

- Clubes

- Praias

Restrições que entraram em vigor na fase emergencial

- Atividades religiosas , como missas e cultos, não podem mais ocorrer presencialmente, mas igrejas permanecem abertas.

- Campeonatos esportivos profissionais, como jogos de futebol, ficam suspensos.

- Lojas de material de construção não poderão abrir

- Teletrabalho passa a ser obrigatório para todas atividades administrativas não essenciais.

- Comércios não essenciais, como lojas de roupas e restaurantes, não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery (24 horas) ou drive-thru (das 5h às 20h)

- Fica proibido o uso de parques e praias em todo o estado

- Toque de recolher passa a ser das 20h às 5h em todo o estado

- Os recessos de abril e outubro na rede estadual de ensino serão antecipados.

Recomendações da fase emergencial

- Sugestão de escalonamento do horário de entrada de funcionários da indústria (das 5h às 7h), do comércio (das 9h Às 11h) e do setor de serviços ( das 7h às 9h) para evitar aglomerações no transporte público.

- Uso de máscaras em ambientes internos, inclusive entre familiares de residência diferentes.

- Redução das atividades presenciais nas escolas ao mínimo possível.

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Comentário

Insira os caracteres no campo abaixo:

Hora Certa

Hino CDL

Ouça o Hino da CDL

WhatsApp (13) 97416-3946
Diretoria Triênio 2024/2026
Maria Luiza Sanches Rodrigues Abdalla Neves - Diretora Jurídica
Ronaldo Affonso - Diretor Setorial - Pereira Barreto
Camila Quintal Martinez Oliva - Diretora Jurídica
Luiz Antônio Alvarenga - Diretor Setorial - Super Centro Comercial do Boqueirão