Seja bem vindo ao nosso site CDL Santos Praia cdlsantospraia.com.br!

Buscar  
Baixada Santista

"Nós estamos com uma expectativa de boa recuperação para este ano"

Publicada em 20/01/2022 às 10:04h - 21 visualizações A Tribuna

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Júnior Batista

Da redação

 

Para o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Nicolau Miguel Obeidi, o comerciante tem boas expectativas. "O comerciante é otimista. Se não for, não abre a porta". Para Obeidi, que também é Presidente da Sociedade União Antioquina de Santos, a recuperação de 2022 foi segurada pela variante Ômicron do coronavírus, mas a partir de maio novos prumos serão tomados.

 

O Sr. espera um cenário de recuperação neste ano?

Nós estamos com expectativa de boa recuperação para este ano. A variante Ômicron deu uma embargada nas coisas, haja visto que as vendas estão crescendo no ambiente on-line, superando as lojas físicas em alguns segmentos. No entando, acredito que isso é porque as pessoas não estão circulando e ficaram com medo. Mas tenho fé que isso passe, até por conta da vacinação aumentando a cada dia.

 

A variante Ômicron bagunçou o comércio, então?

Sim, no entando se mostra menos letal. Acredito que, com todos os cuidados, máscaras e álcool, as lojas conseguem atender os clientes com segurança. Esse começo de ano deu uma encurtada na temporada por enquanto, a Cidade deu uma esvaziada, o clima também não nos favoreceu. Mas isso é passageiro.

 

A pandemia afetou os preços. Eles se normalizam?

Os aumentos prejudicaram os comerciantes. Em média, 40% a 50% de aumentos gerais nos produtos. Mas, como bons comerciantes, somos otimistas. Para ser comerciante temos que ser otimista. Se tivermos uma piora no sentido da covid-19, pode ser que prejudique mais, mas a expectativa pe de melhora. A cobertura vacinal está se mostrando eficaz para nos proteger. Voltando à vida normal, o que pode ocorrer em março ou abril, deveremos melhorar. Tivemos inflação por conta de mão de obra em falta, indústrias paradas. Isso foi no País inteiro. Até carros foram afetados. Mas esses segmentos melhorarão com o retorno das atividades e o mercado tem demanda para suprir.

 

Um segundo semestre, então, é mais bem visto?

Sim. Mas estamos otimistas e cautelosos, porque 2021 surpreendeu na questão de mortes em relação a 2020. Mas eu tenho fé em 2022 porque acho que agora realmente é o final da pandemia. Eu tenho fé que comercialmente falando, vai melhorar. Hoje, o comércio não aguentaria mais um fechamento. Muita gente quebrou. Quem tinha reserva, usou.

 

Mas nem todos os segmentos sentiram

Não, como os supermercados. E eles vendiam comida, roupa, eletrônicos. Eles não foram muito prejudicados. A locação não teve crise também, porque muitas pessoas quiseram morar em apartamentos melhores após ficarem muito tempo em casa. Isso mudou também. Há os que trabalham em home office até hoje. Por outro lado, o ramo das salas comerciais foi muito prejudicado. O que era um bom negócio se tornou um mau negócio. Por qual motivo? Porque mudou o perfil.

 

E o turismo sofreu também?

Sim, mas olhando o copo meio cheio, a Baixada se deu bem. O dólar disparou e isso fez o turismo internacional cair, aumentando o local. Uma capital de 15 milhões de pessoas como São Paulo trouxe para cá. Restaurantes por quilo tiveram muito mais impacto, porque justamnete o público que mais frequentava, os idosos, deixou de ir. Mas os bares estão lotados de jovens e nunca se viu tanto delivery nas ruas.

 

As vendas on-line vieram para ficar?

Em um ano, ocorreu o desenvolvimento previsto para dez anos. A internet se desenvolveu na marra e as pessoas estavam perdidas ao fazer isso. Não tinha para onde correr. A internet vinha caminhando bem , com o crescimento anual de vendas em sites mais tradicionais. Depois, surgiram os marketplaces, com as vendas internacionais. A pandemia fez crescer em um ano o que era para crescer em dez anos. E isso vai ficar.

 

E as lojas físicas?

Com as lojas físicas, não existe competição. A internet começa a nivelar as lojas físicas, que deverão estar na internet. A pequena e microempresa encontrou seu espaço no Facebook, Instagram. O pequeno comerciante está vendendo seu patrimônio no Mercado Livre. O que ele fabrica, produz, coloca na internet. No ramo da alimentação o mesmo. Então, tem nicho para todos.

 

A pandemia também mudou a forma de deixar reserva?

Com certeza. Muitos quebraram porque não tinham reservas. Quem não tinha, quebrou ou está devendo. E outros regrediram de patamar. Essa é uma lição da pandemia também




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Hino CDL

Ouça o Hino da CDL

 

WhatsApp (13) 97416-3946
Diretoria Triênio 2024/2026
Maria Luiza Sanches Rodrigues Abdalla Neves - Diretora Jurídica
Ronaldo Affonso - Diretor Setorial - Pereira Barreto
Camila Quintal Martinez Oliva - Diretora Jurídica
Luiz Antônio Alvarenga - Diretor Setorial - Super Centro Comercial do Boqueirão
Alzemiro Ramires Filho - Diretor Setorial - Shopping Miramar
EM MEMÓRIA DE: Adalberto Baptista Velho - Diretor Administrativo
Nicolau Miguel Obeidi - Presidente
Bruno Karaoglan Oliva - Vice Presidente / Diretor de Ação Social
João Augusto Lopes Villela Sousa - Diretor Financeiro
Marcelo Menegheli - Diretor Setorial - Bulevar Othon Feliciano
Paula Parames - Diretora de Marketing/Eventos
Alberto de Pinho - Diretor Setorial
Marcos Ramos Quirino - Diretor Setorial - Shopping Pátio Iporanga
Rene Parizi - Diretor de Patrimônio
Francisco Ney Pustiglione - Suplente do Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Carlos Ernesto Campos Witt - Vice Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Diretora de Marketing/Social e Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Galeria de Ex-Presidentes
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Gestão 2006 - 2008
Nicolau Miguel Obeidi - Gestão 2000 - 2006
Carlos Ernesto Campos Witt - Gestão 1997 - 2000
Paulo Roberto Santanna - Gestão 1995 - 1997
Tarcísio Alberto Bento - Gestão 1992 - 1995
Paschoal Rocco - Gestão 1990 - 1992
Laerte Tito Livio de Oliveira - Gestão 1988 - 1990 (In Memorian)
Vasco Vieira - Gestão 1984 - 1988 (In Memorian)
Antônio Pinto Miranda Jr. - Gestão 1983 - 1984
Paulo Sérgio Marques - Gestão 1982 - 1983
Outras Plataformas
Fan Page
Notícias Atualizadas
Peças esculpidas por indígenas em 1559 voltam ao Brasil e remetem ao início da colonização: 'um achado'
Bullying nas escolas: como identificar sinais e consequências à saúde da vítima
Mãe filmada tirando o filho da avó diz que não vai devolver a criança: 'só se a Justiça vier tomar'; VÍDEO
Mãe de menino que agrediu Carlinhos diz que filho sofre ameaças e está 'escondido' desde a morte do colega
Polícia encontra três corpos enterrados em comunidade após denúncia anônima no litoral de SP
Homem é preso após agredir companheira grávida no litoral de SP
Mulher que sumiu com o filho após ser filmada tirando-o das mãos da avó tem histórico de abandono, diz pai
Dois policiais da Rota viram réus na Operação Escudo acusados de matar homem desarmado e plantar pistola na cena do crime
Idoso fica ferido após ser atingido por portão de subprefeitura no litoral de SP
Parceiros
ANA COSTA SAÚDEUNIODONTO SANTOS UNIMED SANTOSSICREDICORRETORA JR&BSPC BRASILPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOSSANTA CECÍLIA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULOCONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS PLANO SANTA SAÚDE PLANO SANTA CASA SAÚDE

Copyright (c) 2024 - CDL Santos Praia - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD