Seja bem vindo ao nosso site CDL Santos Praia cdlsantospraia.com.br!

Buscar  
Baixada Santista

Vendas do varejo tiveram queda de 0,1% em dezembro de 2021

Crescimento acumulado foi 1,4% em relação a 2020, diz IBGE

Publicada em 14/02/2022 às 14:13h - 13 visualizações Ana Cristina Campos ? Repórter da Agência Brasil

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Vendas do varejo tiveram queda de 0,1% em dezembro de 2021

As vendas do comércio varejista registraram queda de 0,1% em dezembro, mas fecharam o ano de 2021 acumulando crescimento de 1,4% em relação a 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, 2021 foi o quinto ano consecutivo de resultados positivos para o volume de vendas no varejo e o resultado foi bem próximo dos dois anos anteriores, que registraram alta de 1,2% (2020) e de 1,8% (2019). O último ano a acumular perdas em relação ao ano anterior foi 2016 (-6,2%).

O comércio vinha registrando crescimento na primeira parte de 2021 (6,7%), mas teve uma sequência de quedas no segundo semestre, que acabou sendo encerrado com recuo de 3%. O comportamento foi inverso ao ano de 2020, que teve queda no primeiro semestre (-3,2%) e alta no segundo (5,1%).

“Como o primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de covid-19 no Brasil, com o fechamento do comércio durante vários meses em boa parte do país, a base de comparação para o primeiro semestre de 2021 era baixa e, portanto, o crescimento nesse período era esperado. Já a segunda metade de 2020 foi marcada pela retomada das atividades, enquanto que o mesmo período de 2021 não teve tanta força para o volume de vendas no varejo”, explicou, em nota, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Setores em queda

Cinco setores fecharam o segundo semestre em queda: móveis e eletrodomésticos (-19,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-9,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,6%), combustíveis e lubrificantes (-3,1%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%).

Desses, quatro fecharam o ano de 2021 com retração: livros, jornais, revistas e papelaria (-16,9%), móveis e eletrodomésticos (-7,0%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%).

“A atividade de móveis e eletrodomésticos teve queda também na passagem de novembro para dezembro (-17,6%). A atividade registra sete meses consecutivos de resultados negativos na comparação interanual, tendo exercido o maior impacto (-1,8 ponto percentual) no total do varejo para o ano. A perda de 7% com relação ao ano de 2020, inverte a trajetória de alta (10,6%) registrada na passagem de 2019 para 2020 com relação a 2019”, afirmou Santos.

Segundo o pesquisador, o segmento passa ainda por dificuldades para se adaptar ao rearranjo no consumo que ocorreu para esses produtos por causa da pandemia.“Houve uma antecipação de compras por parte dos consumidores, que resultou em um crescimento rápido seguido de queda. Além desse deslocamento do consumo, o setor sofre interferência da alta do dólar e da redução da renda e, portanto, do poder de consumo da população”, disse.

Resultados positivos

Por outro lado, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,3%), tecidos, vestuário e calçados (3,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) tiveram resultados positivos na comparação com o segundo semestre de 2020. Essas atividades também encerraram o ano com resultados positivos (9,8%, 13,8% e 12,7%, respectivamente), assim como os combustíveis e lubrificantes (0,3%).

“De modo geral, o volume de vendas no varejo se aproxima do patamar pré-pandemia. Sendo que alguns setores já se encontram bem acima, como é o caso dos artigos farmacêuticos, que já cresce há cinco anos. Por outro lado, as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria e de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ainda se encontram bem abaixo”, disse Santos.

Já o varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, encerrou 2021 com crescimento acumulado de 4,5%, invertendo a perda de 1,4% registrada em 2020. Na passagem de novembro para dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas no varejo ampliado registrou variação de 0,3%.

Inflação

“A inflação continua exercendo impacto nos indicadores, uma vez que a variação de receita nominal de vendas do varejo é positiva em 0,3%, na passagem de novembro para dezembro”, disse o pesquisador.

Segundo o IBGE, na passagem de novembro para dezembro de 2021, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista de -0,1% foi acompanhada de um predomínio de resultados negativos em 19 das 27 unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso (-4,7%), Acre (-4,5%) e Rondônia (-4,3%).

Por outro lado, no campo positivo, estão oito unidades, com destaque para Tocantins (1,3%), Santa Catarina (0,8%) e Espírito Santo (0,6%).

Frente a dezembro de 2020, a variação foi de -2,9%, com predomínio de resultados negativos em 21 unidades da Federação, com destaque para Bahia (-12,9%), Pernambuco (-11,4%) e Sergipe (-11,1%). Por outro lado, pressionando positivamente, estão Mato Grosso do Sul (4,1%), Rio Grande do Sul (3,8%) e Espírito Santo (3,8%).

Edição: Valéria Aguiar




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Hino CDL

Ouça o Hino da CDL

 

WhatsApp (13) 97416-3946
Diretoria Triênio 2024/2026
Maria Luiza Sanches Rodrigues Abdalla Neves - Diretora Jurídica
Ronaldo Affonso - Diretor Setorial - Pereira Barreto
Camila Quintal Martinez Oliva - Diretora Jurídica
Luiz Antônio Alvarenga - Diretor Setorial - Super Centro Comercial do Boqueirão
Alzemiro Ramires Filho - Diretor Setorial - Shopping Miramar
EM MEMÓRIA DE: Adalberto Baptista Velho - Diretor Administrativo
Nicolau Miguel Obeidi - Presidente
Bruno Karaoglan Oliva - Vice Presidente / Diretor de Ação Social
João Augusto Lopes Villela Sousa - Diretor Financeiro
Marcelo Menegheli - Diretor Setorial - Bulevar Othon Feliciano
Paula Parames - Diretora de Marketing/Eventos
Alberto de Pinho - Diretor Setorial
Marcos Ramos Quirino - Diretor Setorial - Shopping Pátio Iporanga
Rene Parizi - Diretor de Patrimônio
Francisco Ney Pustiglione - Suplente do Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Carlos Ernesto Campos Witt - Vice Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Diretora de Marketing/Social e Presidente Conselho Deliberativo/Fiscal e Consultivo - Ex-Presidente
Galeria de Ex-Presidentes
Rosane Coimbra Martins Aguiar - Gestão 2006 - 2008
Nicolau Miguel Obeidi - Gestão 2000 - 2006
Carlos Ernesto Campos Witt - Gestão 1997 - 2000
Paulo Roberto Santanna - Gestão 1995 - 1997
Tarcísio Alberto Bento - Gestão 1992 - 1995
Paschoal Rocco - Gestão 1990 - 1992
Laerte Tito Livio de Oliveira - Gestão 1988 - 1990 (In Memorian)
Vasco Vieira - Gestão 1984 - 1988 (In Memorian)
Antônio Pinto Miranda Jr. - Gestão 1983 - 1984
Paulo Sérgio Marques - Gestão 1982 - 1983
Outras Plataformas
Fan Page
Notícias Atualizadas
Bairro Boqueirão em Praia Grande traz forte ambiente comercial para moradores
Influencer Joel Jota desiste de ser padrinho da delegação olímpica brasileira após ser chamado de 'charlatão'
Com mais de 420 artistas, Circuito Sesc de Artes percorre 122 cidades paulistas
PM de folga atira em homem que roubou bolsa de mulher no litoral de SP
Orquidário de Santos realiza oficina de cultivo de orquídeas no fim de semana; veja como participar
Comerciante é agredido por policial durante abordagem na frente dos filhos no litoral de SP; VÍDEO
Adolescente agredido em escola morreu por broncopneumonia, aponta IML; entenda
Entenda o que se sabe sobre o caso do adolescente de 13 anos que morreu após ser agredido em escola
São Vicente amplia grupo prioritário para vacinação; saiba mais
Parceiros
ANA COSTA SAÚDEUNIODONTO SANTOS UNIMED SANTOSSICREDICORRETORA JR&BSPC BRASILPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOSSANTA CECÍLIA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULOCONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS PLANO SANTA SAÚDE PLANO SANTA CASA SAÚDE

Copyright (c) 2024 - CDL Santos Praia - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD